sábado, 15 de outubro de 2011

CLÁUDIO, O FOTÓGRAFO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

Quando era director da HAP VIDA,no camarote da mesma, no CARNATAL, apareceu um fotógrafo para nos fotografar:eu, O Dr.Luciano Araújo, á época, o director do Hospital Antonio Prudente e Paulo de Paula, o dono da UNP...
Uma semana depois, o fotógrafo, o CLÁUDIO, foi entregar as fotografias e receber o dinheiro...
Cláudio é o tipo do pícnico...baixo, gordo, moreno, simpático...um homem de bem,pobre.
Desde esta época, Cláudio me procura pra tudo...a esposa está com problemas ginecológicos,eu encaminho para uma médica amiga, na maternidade...Cláudio sente uma dor,vai atrás de Dr. Bernardo...
Há três anos chega Cláudio, dizendo que o filho de dois anos estava com uma hérnia na virilha, e o que eu podia fazer? Encaminhei para o meu amigo cirurgião pediátrico, DR ULISSES...no Hospital Maria Alice Fernandes...
tempos depois ele vai no consultório e diz :vim lhe agradecer...o garoto foi operado...eu perguntei:o Dr Ulisses lhe tratou bem?ele respondeu:Dr. Bernardo,ele tratou meu filho,como se o meu filho fosse filho do governador...oh como fiquei feliz...Ulisses,que quandoEU era director do Walfredo Gurgel nomeei-o, chefe da minha equipe de plantão...no dia á dia,ULISSES, tem um trato muito incisivo,ríspido, mas um grande coração...contei esta história aos pais de Ulisses, e sentí a felicidade nos olhos deles...eu começo a compreender um médico,pela maneira como ele trata um doente pobre...sem ninguém observando...
Mas o certo é que Cláudio,hoje é um amigo meu, e chega no meu consultório e anuncia DIGA QUE É CLÁUDIO, O FOTOGRAFO...
TENHO AMIGOS , E GOSTO DELES PELO PODER E CONFORTO, COM O QUAL ELES NOS RECEBEM...MAS NUMA MAIOR PROPORÇÃO, TENHO AMIGOS E GOSTO DELES,POR ELES SEREM POBRES OU QUASE NADA, NA VISÃO DO MUNDO.....
AS VEZES CLÁUDIO ME DIZ:DR. BERNARDO,O SR. É O AMIGO MAIS IMPORTANTE QUE EU TENHO...eu só queria ter a felicidade de poder lhe fazer um favor...lhe servir...lhe poder agradecer com alguma coisa....deixe eu tirar os retratos de uma festa na casa do senhor...faça uma viagem e me chame para ser seu motorista, eu sou um bom fotógrafo e dirijo bem,somente...
QUINTA FEIRA, anuncía a atendente,quem está aí é Cláudio, o fotógrafo...eu mando ele lhe procurar no Hospital das Clínicas? eu respondí: diga a ele, que aguarde ,que eu o atendo...o último paciente é Cláudio...Dr. Bernardo,a minha mulher faz dois meses que está com um problema...escutei-0 e disse:traga ela para eu examinar amanhã...no Hospital das Clínicas? eu disse não, aqui no meu consultório...é mesmo Doutor? eu disse, claro....ele repetiu:ah se eu pudesse lhe fazer um favor...
No outro dia atendo Cláudio e a esposa...aperto as suas mãos,pergunto pelas crianças, pergunto pelo filho operado da hérnia, examino a paciente e digo:precisa operar...vai encaminhar pra quem? eu repondo, vá terça feira no Hospital Onofre Lopes que eu mesmo resolvo...ele sorrir, e me pede desculpas por me incomodar tanto, eu respondo:NÃO É INCOMODO, É UM PRAZER...SAIO DO CONSULTÓRIO, e escuto Cláudio e a esposa, já de moto ligada, comentando como eu trato eles bem...
Como CLÁUDIO, eu carrego centenas de pessoas,nas quais, DEUS SE TRANSFIGURA,para me dar a DIMENSÃO DO MEU VÔO, A BÚSSOLA, E O SENTIDO DA VIDA...
EU SEI EM QUEM EU ACREDITO...
Cláudio é pobre, mas é um homem dedicado a sua família,com o pouco que recebe tirando retratos, se mantém dignamente,tem casa própria,mora no PLANALTO,come as frutas que tira do seu quintal, é económico, controlado, tem vontade de vencer...eu tenho pena dele...e acho, que quando ele encontra a dureza neste mundo cão, ele também se lembra, e tem pena de mim...
Eu vivo para carregar a minha cruz, e ajudar a carregar a dos outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário