quarta-feira, 9 de novembro de 2011

UM MÉDICO ORQUIDÓFILO: DR. ROBERTO GUERRA...por Bernardo Celestino Pimentel...


Dr. Roberto Guerra, Severo e Lenine, um cantor orquidófilo, em Recife.



FUI ALUNO DE DR.ROBERTO GUERRA...o mesmo foi também meu preceptor na residência de cirurgia geral... hoje somos parceiros nas cirurgias,somos amigos que a vida naturalmente selecionou...continuo aprendendo com o Dr. Roberto guerra...

O BOB,é multifacético...é elixir para a vida e a alma, tem também a minha posologia:DE HORA EM HORA, TOMA-SE UMA COLHER DE CHÁ...das suas histórias, do seu talento, da sua técncica cirurgica, e de sua vida, multifacética...uma das faces do Roberto, é ser um estudioso das ORQUÍDEAS...eu conheço pouco as orquídeas, eu conheço mais as ROSAS... ai quem me dera um pé de ROSAS LA FRANCE, igual as que minha sogra, Noeme Abdon, cultivava no seu jardim...iguais as que mamàe diariamente beijava e conversava, nas manhãs Novacruzense...iguais as que ficavam tristes, quando mamãe se esquecia de agua-las...e mamãe olhava para trás e dizia:todas as roseiras estão sorrindo,mas aquela está triste, foi a que eu me esquecí de aguar...e voltava para aguar, e meus olhos enxergava, a minha mãe acabar com a tristeza da planta...
Na minha vida, sempre procurei as ROSAS,nunca procurei a casa lotérica, procuro jardins,onde se vê bem de perto e se conversa com DEUS...

A MINHA VIDA seria mais feliz, se eu tivesse um grande jardim, florido, verdejante, com cheiro de rosa la france , angélicas, e jasmins...desejo o jardim de Dona Maria Lúcia,com papoulas de todas as cores, com gotas de orvalho ,nas manhãs, que eu tocava com os dedos e cheirava...queria as angélicas do jardim do colégio nossa senhora do Carmo, que existiam como se fossem pra mim, como se ornamentasse a escola onde a minha infância aprendia...ainda hoje tenho lembranças e saudades de tudo isso...tirar na loteria pra mim, seria ter um grande jardim, onde eu pudesse conversar com Deus,e lavar de natureza as tristeza do mundo, e colorir a minha retina com as cores que vem do céu...sou um homem carente de flores...o perfume que hoje sinto, vem dos frascos...as vezes, acho que NATAL FEDE...NESTAS margens do Rio Potengí, o amor perfeito está traindo, a sempre viva está morrendo, e a rosa está cheirando mal... e o verde, amareleceu,ficou podre...até a rosa vermelha, se transformou numa cor PINK,vulgar...e eu deixei de ama-la até morrer...
PARA SER SINCERO, e não dizeres que eu não falei de flores, do OIAPOQUE ao CHUÍ,depois que o homem da camisa vermelha, de foice, semeou os nosso jardins, só tem crescido ervas daninhas...e neste chão, todo dia aflora a podridão...
AI QUEM ME DERA, um jardim de flores, e uma estação de amores...




Bernardo:

Como lhe prometi estou lhe enviando umas fotos da 1ª Bienal de Orquídeas do Nordeste, realizada em Recife – PE onde seu amigo foi convidado para proferir uma palestra sobre Orquídeas Nativas do Rio Grande do Norte. Aproveitei a oportunidade e falei também de um modo geral sobre as Orquídeas Nativas do Nordeste Oriental . José Américo de Oliveira Costa e Esposa estavam lá para prestigiar. Foi marcante também a presença de Lenine, cantor e compositor de PE, que também é orquidófilo. Havia também Orquidófilos e orquidólogos de todo o pais. Foi um evento importante para o mundo da orquidofilia.

Um abraço

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário