segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A CIGANA..

Goiano Braga Horta...

Aceitei mais uma vez ouvir a sorte dita pela cigana. Sabia que ela me tomaria dinheiro, como da outra vez em que o puz na mão e ela jurou pela própria mãe que não o pegaria. Mas pegou. Fiquei com muita raiva, disse-lhe que era uma desavergonhada, mas me acalmei quando ela me olhou com a cabeça baixa, os olhos virados para cima para mirarem os meus, e me disse, colocando um dedo bem no meio da minha palma:

- O que você procura é ternura…

E daí? Qualquer um poderia dizer isso, todos procuramos ternura. Mas o negro dos seus olhos me falava com verdade.

- Sim, cigana, disse-lhe eu, eu procuro e acho, a cada novo amor. Mas eles vêm e se vão. Não é difícil de tê-los, nem de tê-la – à ternura – acho a ambos em cada canto da minha vida, porque tenho o coração aberto, mas enquanto não os tenho me dói muito!

A cigana riscou a unha nas linhas da minha mão. Ficou pensativa.

- A ternura que buscas é de dar, não de receber. E para isso estás cego.

Tentei compreender o que ela queria dizer. E compreendi que sempre me fora fácil receber amor e ternura, mas nunca pensei em dar. Sempre me achei cheio de verdades quando na verdade sempre fora cego.

Nesse ponto a cigana me pediu para pôr na mão mais algum dinheiro – qualquer dinheiro – e a fechasse.

Fiquei irado. Então, ela acabara de tirar-me da mão, como uma gata, o que eu antes havia posto, depois de jurar que não pegaria, e agora me dizia para fazer o mesmo! Que bobo pensa que sou? Perguntei-lhe se estava maluca. Ela respondeu:

- A honestidade que o homem busca não está na aparência das coisas, mas na realidade. E o que te dou é muito mais do que o que te roubo.

Coloquei uma nota na mão e apertei-a com força. Ela me afirmou:

- Juro, juro, juro, pela alma de minha mãe! Pode abrir a mão, não pegarei o dinheiro!

Outra vez? É brincadeira! Abri a mão e ela como um raio pegou a nota e a embolsou.

Havia um policial perto, quase o chamei. Meu amigo me esperava dentro do bar. Ele havia me dito que eu era um idiota, ele estava junto quando a cigana me levou dinheiro de outra vez e eu agora ia deixar que me furtasse de novo. Se eu lhe dissesse o que estava acontecendo ele podia me ajudar a recuperar o dinheiro.

A cigana parecia ler minhas preocupações quando falou:

- Você não quer mulheres lindas para mentirem para você, o que você busca não são belas verdades dentro de você, você só quer alguém que lhe conforte, enxugue-lhe as lágrimas, chore tuas dores, mas aquilo que precisas é encontrar quem necessite de ti, como eu.

O recado me atingiu como uma pancada no rosto! Olhei bem de perto para ela, tirei todo o dinheiro que tinha no bolso e coloquei em sua mão.

Entrei no bar e pedi ao meu amigo:

- Pague o café que estou completamente duro.

Ele só faltou me bater.




O Amanhã
Simone
Composição: João Sérgio


A cigana leu o meu destino
Eu sonhei!
Bola de cristal
Jogo de búzios, cartomante
E eu sempre perguntei
O que será o amanhã?
Como vai ser o meu destino?
Já desfolhei o mal-me-quer
Primeiro amor de um menino...

E vai chegando o amanhecer
Leio a mensagem zodiacal
E o realejo diz
Que eu serei feliz
Sempre feliz...

Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...

Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Mas a cigana!...

A cigana leu o meu destino
Eu sonhei!
Bola de cristal
Jogo de búzios, cartomante
Eu sempre perguntei
O que será?
(O que será?)
O amanhã?
(O Amanhã?)
Como vai ser?
(Como vai ser?)
O meu destino?
Já desfolhei
(Já desfolhei!)
O mal-me-quer
(O mal-me-quer!)
Primeiro amor
(Primeiro amor!)
De um menino...

E vai chegando o amanhecer
Oh! Oh! Oh! Oh!
Leio a mensagem zodiacal
E o realejo diz
Que eu serei feliz
Sempre feliz...

Como será amanhã?
(Como será?)
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...

Como será amanhã?
(Como será?)
Responda quem puder
(Quem sabe é Deus!)
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...

Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...(4x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário